Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ultímas Notícias do 9ºBIMtz > Apresentação do Estandarte Histórico do Batalhão
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Apresentação do Estandarte Histórico do Batalhão

  • Published: Tuesday, 15 June 2021 13:38
  • Last Updated: Tuesday, 15 June 2021 13:56
  • Hits: 80

 

Na tarde do dia 4 de maio de 2021, o 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, Regimento Tuiuti, realizou solenidade interna apresentando o “Estandarte Histórico do Batalhão” ao Efetivo Variável (EV) incorporado no corrente ano.

Na oportunidade os novos recrutas puderam observar e conhecer um dos símbolos significativos da Unidade e conhecer a heráldica com seus significados, quais sejam: Em campo do sinopse (Verde), - cor simbólica da Arma de Infantaria - e duas estritas pelas laterais, uma à destra (direita) do blau (azul) e outra à sinistra (esquerda) de goles (vermelho) simbolizado as cores características do Exército (Azul e Vermelha) completam o campo do Estandarte-Distintivo. Sobre a cor verde, ao centro, um escudo francês com bordadura de azul, ostenta em abismo sobre um campo de goles (vermelho) um leão rompante, de ouro carregado de uma estrela de vermelho, segurando com as patas dianteiras a bandeira brasileira; completa o escudo, um chefe de sinopse (verde), tendo ao centro, o símbolo da Arma de Infantaria e seu nº 9 (arábico) correspondente à unidade tudo de prata. Em semicírculo, em chefe e contra chefe, ainda no campo verde, em caracteres maiúsculas, o dístico: "Regimento Tuiutí". Ao alto, junto à franja de ouro que contorna o estandarte, menos do lado da tralha, os seguintes dizeres, também de ouro: Paissandu Montevidéu Tuiutí: a mesma situação em metal, porém, na base do estandarte: Itororó, Itaivaté e Peribebuí.
Laço nacional (verde e amarelo) pendente do mastro, tendo marcado a ouro, a denominação regimental:9º Regimento de Infantaria.

A solenidade seguiu o protocolo da pandemia da COVID-19. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página