NPOR
NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA O Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (NPOR/9º BI Mtz) é um Estabelecimentos de Ensino (Estb Ens) do Exército Brasileiro (EB) responsável pela formação de Aspirantes-a-Oficial da Reserva, por meio do desenvolvimento moral, ético, físico, intelectual e afetivo, de modo que possa ser um agente de difusão dos valores e tradições do Exército Brasileiro na sociedade civil e, também, formar cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos. No decorrer do ano, os 20 alunos ingressantes realizarão Treinamento Físico Militar, atividades de campo, instruções e provas formais, cuja nota será utilizada para avaliação e classificação dos mesmos. Os melhores colocados ao final de cada ano, a depender da disponibilidade de vagas, poderão ser convocados como Aspirantes-a-Oficial da Ativa no ano subsequente.
HISTÓRICO DO NPOR O NPOR/9º BIMtz foi criado em 13 de agosto de 1942 e formou sua primeira turma de Aspirantes-a-Oficial em abril de 1944. Suas atividades foram interrompidas no ano de 1945, porém devido à grande expansão do processo educacional do município de Pelotas, reiniciaram em 1963, somando até hoje, 58 turmas e cerca de 1.460 Aspirantes formados desde a sua fundação. Atualmente, o corpo de alunos é composto por 20 (vinte) militares e ocupa as instalações do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado, estando diretamente vinculado as Diretorias de Educação e Cultura do Exército e Diretoria do Serviço Militar, sendo pedagogicamente e administrativamente vinculado ao Centro de Preparação de Oficias da Reserva de Porto Alegre – RS (CPOR/PA).
FORMA DE INGRESSO NO NPOR O ingresso no NPOR/9ºBIMtz ocorre, anualmente, através da Comissão de Seleção do Serviço Militar Obrigatório. O conscrito encaminhado para seleção do NPOR passará pelas Seleções Especial e Complementar, a serem realizadas entre os meses de setembro e janeiro.
REQUISITOS MÍNIMOS PARA INGRESSO NO NPOR - Estar cursando, pelo menos, o 3º ano do Ensino Médio no ano que completar 18 anos de idade; e - Ter sido considerado apto em exame médico-odontológico e físico, realizado durante a Seleção. Após aprovação na Seleção Especial, o conscrito passará para a Seleção Complementar, onde será submetido a uma nova etapa de exames, incluindo um exame intelectual. ÍNDICES MÍNIMOS PREVISTOS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Corrida contínua – 2.000 metros em 12 minutos Abdominal – 20 (vinte) repetições Flexão de Braço – 12 (doze) repetições
EXAME INTELECTUAL Os conscritos considerados aptos em todas as etapas da Seleção Complementar, serão submetidos a um exame intelectual, de caráter classificatório, abrangendo conteúdo do Ensino Médio, visando o preenchimento das 20 vagas existentes. Abaixo segue uma tabela com o conteúdo que foi previsto nas seleções dos anos anteriores*:
Redes Sociais